domingo, 2 de março de 2014

GMAP - Grupo de Modelagem de Aplicações Paralelas

Como algumas pessoas já sabem, estou iniciando no mestrado de computação na PUCRS. Com isso entrei para um grupo de pesquisa chamado GMAP (Grupo de Modelagem de Aplicações Paralelas).

Este é o primeiro grupo de pesquisa que estou participando e é muito interessante para mim sair do mundo corporativo e me dedicar á pesquisa e desenvolvimento da ciência. A área acadễmica é muito fascinante já que ela procura desenvolver o conhecimento e sempre a verdade acima de tudo.

Espero conseguir contribuir de forma positiva para o grupo nos próximos anos.

Abaixo está o link para o site do grupo, para que você conheça.

http://www.inf.pucrs.br/gmap/

"O principal foco de pesquisa do Grupo de Modelagem de Aplicações Paralelas está centrado no estudo de soluções de alto desempenho para problemas e aplicações oriundas de outras áreas do conhecimento (Biologia, Geologia, Física, Medicina, etc).
A elaboração de soluções de alto desempenho para problemas reais exige o domínio de conhecimento especializado em diferentes níveis. Além de uma análise da complexidade algorítmica do problema a ser paralelizado, são necessários conhecimentos sobre ambientes de desenvolvimento e testes de programas, técnicas de programação paralela, avaliação de desempenho e arquiteturas de alto desempenho.
Nesse contexto, o grupo pretende contribuir com a geração de conhecimento compatível com o estado-da-arte na construção de soluções de alto desempenho para aplicações reais. Nos últimos anos, os participantes do grupo têm mantido uma boa produção em conferências e periódicos internacionais.
Além disso, financimentos para projetos e bolsas têm sido obtidos tanto de fontes governamentais (CAPES, CNPq, FINEP, etc) como privadas (HP). O grupo mantém colaborações científicas com pesquisadoes tanto de grupos nacionais (USP, UFCG) como internacionais (INPG - França, Universidade de Karlruhe - Alemanha)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário