domingo, 19 de dezembro de 2010

Afinal, o que é o Ubuntu?


Por: Lúcio M.V. Silva

Omelete é um nome pomposo, mas não deixa de ser ovo batido!



Não se engane pelo título! Não se trata de mais um artigo chato contando a historinha do milionário que banca o Linux mais popular do mundo. Mas sim de uma ideia absurda de que alguns acham que Ubuntu não é Linux. Sendo assim, o que afinal é ele? Só há uma resposta e permita-me lhe dizer qual é!


Indiscutivelmente o Ubuntu é a distribuição mais comentada, a mais usada, a que mais cresce anualmente e a que abre as portas para o mundo do software livre que muitos estão descobrindo e se encantando. A palavra Ubuntu significa uma ideologia ética sul-africana focada no compromisso e relações entre as pessoas.



A palavra vem das línguas Zulu e Xhosa. Ubuntu é visto como um conceito tradicional africano, é tratado como um dos princípios fundamentais da nova república sul-africana e é conectado à ideia de um renascimento africano. Essa ideia foi primeiramente difundida pelo arcebispo Desmond Tutu:

"Uma pessoa com Ubuntu é aberta e disponível aos outros, assistente aos outros, não se sente ameaçada por outros que são capazes ou bons, uma vez que ele ou ela tem uma autoconfiança que vem do saber que ele ou ela pertence a um conjunto maior e é diminuído quando outros são humilhados ou diminuídos, quando outros são torturados ou oprimidos."
leia mais em Viva o Linux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário